quarta-feira, 22 de maio de 2013

ESTRAGÃO - Artemisia dracunculus L.


A planta pode atingir 60 a 120 centímetros de altura. É uma planta muito aromática, com cheiro acre. As folhas pequenas e estreitas têm sabor a anis. O aroma da planta afasta pragas do “jardim”.
Como cultivar
Prefere solos com pouca água, em locais com boa exposição solar, mas protegidos do vento, do frio e do calor excessivo. Multiplica-se por divisão de pés ou por estaca. Plante na primavera, com intervalos de 40 a 50 centímetros entre plantas. As folhas podem ser colhidas no verão e no início do outono. Deve colher todas as folhas de uma só vez, no primeiro ano, ou em duas vezes, nos anos seguintes. Renove a cultura a cada 3 a 5 anos.
Encontra à vendaFolhas frescas e secas.
Como conservarEnrole as folhas frescas inteiras em papel absorvente levemente humedecido e guarde-as em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. As folhas secas devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culináriaAs folhas são utilizadas em saladas, sopas, omeletas, pratos de peixe e de carne, molhos, mostarda, azeites e vinagres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?