quarta-feira, 22 de maio de 2013

FUNCHO - Foeniculum vulgare Mill. subespécie vulgare


A planta pode crescer até aos 2 metros, apresentando folhas muito recortadas, com segmentos sucessivamente divididos. O sabor anisado das folhas e sementes é apreciado na cozinha.
Como cultivarDesenvolve-se bem em qualquer solo, embora prefira os profundos e com pouca água. É sensível ao frio e não tolera geadas. Plante na primavera, com 40 a 50 centímetros de intervalo entre plantas. A colheita de folhas e caules pode decorrer de maio a julho. Quando as folhas começarem a secar, corte a planta até cerca de 15 a 20 centímetros do solo, para favorecer o crescimento de novos rebentos.
Encontra à vendaFolhas e caules frescos e folhas secas.
Como conservarEnrole as folhas em papel absorvente levemente humedecido e guarde-as em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. As folhas secas devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culinária
O sabor anisado das folhas combina bem com carne de porco, aves, carneiro, cabrito e vitela. Também dão bom gosto a peixe assado e batatas assadas, molhos e azeitonas. As sementes incorporam-se em molhos, pão, bolos e licores. Pode ainda adicioná-las à água quando cozer peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?