terça-feira, 21 de maio de 2013

POEJO - Mentha pulegium L.



O poejo, também chamado hortelã-dos-açores e hortelã-pimenta-mansa, pertence ao grupo das ‘mentas’. Pode atingir 45 centímetros de altura, sendo as suas folhas apreciadas pelo aroma a mentol.
Como cultivar
Prefere solos muito húmidos e com exposição solar. Semeie no final de fevereiro ou início de março e plante até meados de maio, com 25 a 30 centímetros de intervalo entre as plantas. Necessita de rega frequente. Depois da frutificação, a planta deve ser cortada a cerca de 10 centímetros do solo.
Encontra à vendaFolhas frescas e secas.
Como conservarEnrole as folhas em papel absorvente levemente humedecido e guarde-as em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. Podem também ser conservadas em azeite e vinagre. As folhas secas devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culináriaO poejo é muito utilizado na cozinha alentejana onde pode substituir o coentro, nomeadamente nas açordas e sopas, ‘poejadas’ e pratos de bacalhau. É também um bom condimento para carne de porco e aves e peixe assado. A infusão de poejo pode aromatizar doces, xaropes e licores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?