terça-feira, 19 de agosto de 2014

Caldos e caldos

"Há e tal põe-se um cubinho de caldo para dar sabor." Não há palavras para descrever o quanto abomino isto, mas quem nunca pecou que atire a primeira pedra e às vezes para "desenrascar" até dá jeito,  mas não é a mesma coisa.
Como no que comemos mandamos nós e na minha cozinha mando eu, decidi que os meus caldos iam ser melhores, mais saborosos e muito importante mais saudáveis. Então para o caldo de legumes precisamos de:

Ingredientes:
2l de água;
Uma Folha de Louro;
Duas colheres de sopa de azeite;
Uma cebola grande;
Dois dentes de alho;
Um ramo de ervas aromáticas (costumo fazer com salsa, oregãos, tomilho e alecrim);
Uma cenoura grande;
Um tomate grande;
Um alho francês;
Sal e Pimenta a gosto.

Preparação:
Antes de mais, sobre a panela, para o caldo, a panela é muito importante, larga para os legumes não refogaren sobrepostos e tem que ser funda, para colocar os 2l de água e todos os ingredientes, para puder ferver à vontade.
Pico finamente o alho e corto a cebola em meias luas e o alho francês em rodelas finas e coloco a refogar no azeite. Corto a cenoura às rodelas e o tomate em quartos e quando o primeiro preparado estiver bem lourinho adiciono estes legumes, o Louro, as ervas aromáticas, tempero com o sal e a Pimenta e tapo deixando-o refogar uns minutos. Acrescento a água e aumento o fogo até ferver, retifico o sal, coloco no mínimo e deixo cozer cerca de 30m.
Deixo arrefecer e filtro o caldo, retirando todos os legumes e as ervas e guardo em frascos de vidro previamente esterilizados e congelo. Por norma, não congelo nada por mais de três meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?